Especificações técnicas Apresentação O ViewPad 10 apresenta um ecrã Led-Backlit de 10". Este mesmo ecrã é sensivel ao toque e possui uma resolução de 1024x600. Este equipamento pesa cerca de 835 gramas, e neste caso apresenta-se também mais pesado que o iPad, da Apple.
Junto ao ecrã estão presentes três botões : um de ligar ou desligar, um de "Home" e um Enter. No sistema Windows, a tecla "Home" funciona como a tecla "Esc" do teclado, sendo que uma pressão continuada na tecla de "Enter" activa ou desactiva o Wireless.
Existem também três pequenas luzes azuis e vermelhas que se situam sobre o ecrã, mesmo juntas à camara web, equipada com um sensor que pode atingir os 1,3 MegaPixeis de resolução. À esquerda do equipamento estão as ligações : duas portas USB, leitor de cartões microSD, ligação mini-VGA (sendo que a ViewSonic ainda não dispõe desse adaptador no mercado), entrada para ligação de auscultadores e um microfone que está já integrado.
Na parte traseira do equipamento estão duas pequenas colunas e uma saida de ar por onde se dissipa o calor gerado pelo CPU.
Utilização--- Windows 7 Home Premium
Quando se inicia o equipamento, surge o ecrã de "BootLoader" onde temos a hipotese de escolher entre o Android ou o Windows 7, basta para isso usar as teclas "Home" e/ou "Enter". Estes sistemas operativos estão instalados (em partições separadas) no disco SSD de 16 GB. Em termos de velocidade, podemos adiantar que em Android temos o equipamento pronto a funcionar em apenas 20 segundos, sendo que para usar o Windows 7 tivemos de esperar cerca de 40 segundos.
Na utilização do Windows 7 percebe-se que este sistema operativo não foi desenvolvido para ser opção neste tipo de dispositivos, em particular quando se recorre ao ecrã touch. Perde-se, por exemplo, o fantastico sistema de reconhecimento de caracteres, ou na utilização de menús e o acesso às respectivas opções. De facto, chega-se mesmo a ser frustrante usar o Windows 7 num ecrã touch de 10".
O teclado "on-screen" é facil de usar e extremamente funcional, mas pensamos que este recurso só poderá ser considerado uma boa opção se não tivermos hipotese de lhe ligar um teclado "fisico" e um rato.
De referir que no WIndows 7 não podemos, por exemplo, criar uma chamada de voz.
Não podemos deixar em claro que, apesar de todas as potêncialidades do Windows 7, pensamos que o sistema operativo poderia vir no nosso idioma, ou seja, o Português.
--- Android
Surpreendemente, ou não, a integração do sistema operativo Android neste equipamento torna-o muito mais funcional e proporciona uma melhor experiência de utilização. No entanto não podemos deixar de realçar que este sistema não está ainda preparado para lidar com este tamanho de ecrã (tal como sucedia no Folio, da Toshiba) e em determinadas situações existe dificuldade de interpretação dos comandos dados.
Em relação às aplicações incluidas no Android, destacamos que só podemos usar a camara web caso haja um cartão microSD colocado. Obviamente que as aplicações que necessitem de uma ligação à rede Wireless ou 3G, como por exemplo a conversação de texto (IM) não vão funcionar.
O gestor de correio electronico e o browser instalado no sistema operativo funcionam cinco estrelas. A versão standard do Documents to Go está também instalada, no entanto não conseguimos activar o teclado no ecrã para, por exemplo, escrever no processador de texto.
Para finalizar, e tal como falámos no capitulo Windows, pensamos que seria preferivel para os utilizadores Portugueses, a presença do nosso idioma no sistema operativo Android que se encontra pré-instalado no equipamento...
ConclusãoEstamos na presença de uma boa solução para quem procura um tablet. A possibilidade de usar dois sistemas operativos (Android e Windows) é bem pensada, ainda que ambos apresentem problemas de utilização e sejam desajustados para este tipo de equipamentos.
As ligações e expansão que o equipamento possui torna-o também um produto muito interessante. O ecrã, apresenta bons niveis de brilho e claro, no entanto e em determinados angulos poderá apresentar uma visualização reduzida.
A bateria de 3,200 mAh conseguiu manter o equipamento activo durante 2 horas e meia. De referir que esta duração foi obtida na visulização de videos (a 720p) em ambiente Windows.
Positivo :- Dual Boot : Dois sistemas operativos
- Expansão e Ligações
Negativo :- Sistemas operativos em Inglês
- Sistemas operativos que não estão (ainda) optimizados para este tipo de equipamentos
HomePage :
ViewSonic Preço : 499€