Tecnologias


Rating: 2.7/5 (64 votos)




ONLINE
1





As 10 campanhas de marketing mais toscas do mundo

As 10 campanhas de marketing mais toscas do mundo da tecnologia

 

 

No mundo do Marketing também há muitos gafes.
Mesmo empresas como a Apple e a Microsoft, não deixaram de cometer, nos últimos anos, verdadeiras gafes e momentos hilários para o público. A boa imagem das empresas, e dos respectivos produtos, sempre é motivo de preocupação, principalmente, em eventos públicos ou campanhas publicitárias. No entanto, mesmo empresas como a Apple e a Microsoft não escaparam, nos últimos anos, de momentos desastrosos. Abaixo, 10 momentos bizarros das empresas de tecnologia.

1. O vídeo viral da MSI
A MSI, fabricante de computadores, tentou, em 2009, alcançar a popularidade com o comercial - Guy Catches Laptop With His Butt - publicado na web. O clipe mostra uma dupla de rapazes jogando os laptops da companhia e segurando os produtos entre as pernas. A proposta da MSI era destacar os produtos super finos da linha de laptops X-Slim. Você pode imaginar como os executivos assimilaram o vídeo? No fim, foi uma maneira de alcançar o público universitário. Obviamente, a MSI não conseguiu perceber que existe grande diferença entre fazer as pessoas rirem e fazer as pessoas comprarem: 




2. O erro de marketing da Sony
Em 2006, a Sony contratou uma empresa de marketing para criar uma suposta campanha "voluntária", voltada ao público adolescente, para o Playstation Portátil (PSP). O protagonista era um "adolescente", que, exclusivamente, blogava sobre como ele e seus amigos realmente queriam um PSP no Natal. Logo foi descoberto que a campanha tinha sido registrada pela agência Zipatoni e a farsa foi descoberta. Posteriormente, a Sony publicou uma nota admitindo que estava por trás da fracassada tentativa de marketing. Dias depois, o blog e todos os vídeos desapareceram (dica: você ainda pode vê-los via archive.org). Em uma declaração feita à BusinessWeek, o então chefe de comunicação da Sony, David Karraker, chamou o projeto de "uma ideia de marketing mal executada". Assista abaixo:




3. Projeto musical da Microsoft
Em 2009, a Microsoft criou um vídeo promocional de quatro minutos do, então, lançamento Songsmith. O software permite que o usuário cante, acompanhando faixas de apoio personalizadas, no melhor estilo "American Idol". O vídeo, infelizmente, foi mais um rascunho do Saturday Night Live, do que qualquer outra coisa:



4. Bill Gates e Jerry Seinfeld
Este foi uma dos movimentos mais bizarros da publicidade de tecnologia. A Microsoft gastou 300 milhões de dólares em uma curta série de comerciais com Jerry Seinfeld e Bill Gates, em 2008. A ideia, disse a Microsoft, foi ajudar a "envolver os consumidores" e " criar uma conexão emocional". Essa conexão começou com um anúncio de dois minutos mostrando a estranha dupla comendo churros e fazendo compras de sapatos. Na verdade, ninguém entendeu a campanha inteira:




5. Não copie este disquete
A associação de mercado SIIA, Software & Information Industry Association, é talvez mais conhecida por seu vídeo de rap "Don't Copy That Floppy", dos anos 90, do que por qualquer outra razão:


Por isso, em 2009, foi produzida uma versão atualizada do hino, agora como "Don't Copy That 2", atualizando a letra, de acordo com as novas tecnologias e os casos violação de direitos autorais.


A tecnologia pode ter mudado, mas o rapper do vídeo ainda é o mesmo, tentando convencer a juventude norte-americana que a partilha de arquivos poderá resultar em multas e prisões. 


6. Apple vai à escola
Independentemente, do que você pensa de seus produtos, é difícil negar, a Apple é brilhante em termos de marketing. Mas a companhia nem sempre acerta.Vamos voltar aos anos 80, quando a Apple lançou um anúncio para o seu computador Apple IIc:




7. Packard Bell aprende uma lição
Em meados dos anos 90, a fabricante de computadores, Packard Bell, lançou uma campanha que tentou comparar o mundo a um tipo de floresta pós-apocalíptica, oprimindo humanos, que empurram carros e andam sobre pontes. No centro de tudo isso fica uma biblioteca pública. A mensagem do anúncio era: Por que se sujeita a mundo como esse se você pode ficar em casa e fazer tudo do seu computador Packard Bell? A campanha, basta dizer, falhou:




8. A festa de lançamento do Windows 7
O vídeo intitulado como "HostingYourParty" foi um tentativa da Microsoft de chamar a atenção para o novo sistema operacional da empresa, o Windows 7. A campanha não poderia ter sido mais frustada. Basta ver o vídeo do lançamento e você vai logo entender. O Windows 7, embora longe de ser perfeito, foi uma enorme melhoria sobre o Vista, seu antecessor. Mas, dar uma festa com atividades temáticas da Microsoft foi um esforço altamente artificial e, pelo menos, garantiu muitas paródias, que essas sim, foram dignas de comemoração: 




9. Uma terrível campanha de áudio
Confira este anúncio no Reino Unido originado pela empresa de áudio Amstrad. O produto The Amstrad Studio 100 poderia tornar qualquer "um DJ", mas se esse vídeo com sons horríveis, deixou o produto em apuros:




10. Steve Ballmer e o hino de comédia
Durante a conferência de desenvolvedores da Microsoft, no início de 2000, Steve Ballmer, atual CEO da Microsoft, criou um clássico cult de comédia ao gritar: "Developers! Developers! Developers!". Assista o vídeo:




Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional